segunda-feira, 21 de maio de 2012

Coisas que eu sei

O que é viver para você? Pra mim, dentre outras coisas, é errar para então aprender. É preciso coragem para arriscar e então saber se vai dar em erro ou acerto. Essa é uma máxima muito minha: É errando que se aprende. E no meu caso aprendo mesmo. Isso de me reinventar é saber enxergar o erro, admiti-lo e seguir em frente tomando todo cuidado para não comete-lo da mesma forma novamente. Mas infelizmente,  mesmo sabendo que é errado insistimos esquecendo-se de que loucura é fazer a mesma coisa esperando um resultado diferente. 

Na semana passada estive em São Paulo (ahn, como eu amo São Paulo) e conheci o conceito do pensamento sistêmico. Peter Senge disse que o pensamento sistêmico nos lembra continuamente que a soma das partes pode exceder o todo e que conhecer as causas subjacentes dos problemas no sistema possibilita que a causa raiz seja combatida. 

Levei o conceito do Peter Senge pra minha vida pessoal e descobri que eu não quero exterminar a causa raiz que atualmente abala as estruturas do sistema da minha vida. E se essa causa raiz no futuro se tornar a solução de todos os males que afetam a minha vida? Na linha de pensamento de Senge, sigo trabalhando apenas com o feedback de reforço, o que é totalmente errado e sem levar em conta o feedback de equilíbrio, em que toda ação gera uma reação. O problema é que causas e efeitos não estão próximos no tempo e espaço. 

Entendo assim que o que eu sei não ser o correto hoje, mas que emocionalmente me parece tão perfeito e certo pode, a longo prazo me gerar um feedback de defasagem e que isto não afetaria apenas a mim. Preciso ser ainda mais forte e me reinventar mais uma vez para seguir em frente. 

Já sinalizei os caminhos possíveis, já enchi o peito de coragem e me expus, mas estou aprendendo a mensurar minhas ações. Retiro o que disse hoje e vou seguir em frente... 

Sobre o impossível: "Eu gosto do impossível, pois lá a concorrência é menor" Walt Disney

E é do lado de lá que ele (o impossível) me espera. 


Nenhum comentário: