quarta-feira, 23 de maio de 2012

O que você entendeu?

Há quase um ano escrevi sobre a exposição na web, foi meu primeiro artigo para o blog Jornalistas: Exposição na web: solidão ou egocentrismo? . Na época a moda na rede social de Zuckerberg era usar o gerúndio para responder a pergunta: No que você está pensando?

A moda agora é utilizar-se de frases prontas e de efeito para expressar sentimentos. "Isto é exposição!", é o que mais tenho escutado nos últimos tempos. No eterno julgar sem olhar a quem e saber os reais motivos temos nos valido das frases de efeito para saber se as pessoas estão bem e felizes ou o contrário. É expor sem expor-se e se render ao julgamento. 

Há quem diga que as redes sociais são uma ferramenta do mal, que só serve para desfazer uma imagem; há quem diga que elas são o mundo perfeito, onde todo mundo ama os animais, vive de momentos felizes e habita um mundo perfeito. 

As redes sociais também são acusadas de colocar fim a relacionamentos. Quem não conhece alguém que deu ''piti'' porque o outro estava com o status de relacionamento "solteiro"? Em comunicação há uma máxima que diz o seguinte: Comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende. Isso explica muito, ao menos no meu entender.

Cada um usa a rede social como melhor lhe convém se é exposição, se é egocentrismo, se é escape para a solidão... não importa! A verdade é que nós não sabemos ser isentos de julgamentos e sempre faremos entendimento do que melhor nos convém. 

* Passa no blog dos jornalistas, tô em falta lá, mas tem textos incríveis de vários colegas. 

Um comentário:

Daíza de Carvalho disse...

Mana, fala pro(s) mané(s): não gostou? Unfollow!
Ando cansada de ver bichinhos fofinhos e recusar jogos estúpidos no Facebook, então quase não entro mais. Mas na hora do desabafo o Twitter ta lá. Leia quem quer, entenda o que quiser. É como a máxima do seu blog: a gente escreve o que, como e quando quer. Va fa napoli esse bando cheio de nhem-nhem-nhem.
A propóstito, tô gostando da tua assiduidade aqui! Bjão!