segunda-feira, 9 de maio de 2011

Desgastes da profissão II

Bom, quem me conhece sabe que eu tiro proveito de tudo. Lamentações e arrependimentos não fazem parte do meu dia-a-dia. Hoje, mais uma vez constatei que é errando que se aprende.

Depois de uma bela campanha por meio de releases por mim escritos e devidamente disparados e a constante de um do clientes na mídia, principalmente impressa, eis que hoje todo mundo errou, inclusive eu!

Ligada na máxima o cliente tem sempre razão me deixei levar pelos mandos e desmandos e falhei como jornalista que sou. O cliente segurou o texto e eu, por decepção e chateação, me conformei. Foi péssimo! A matéria de amanhã, lógico, vai ser da assessoria oposta.

Não fui perfeita. Mas quem o é? Tá certo que deixei o texto engatilhado antes do ato oficial acontecer e que na volta acrescentei os fatos e voilá, antes das 12h30 o texto estava em mãos. As fotos ja anexadas ao e-mail. Só faltava colar o texto com o ok da chefia e pronto, antes da redação pegar no batente a matéria estaria lá. Prontinha!

Ela não foi! Fiquei esperando o ok, que não veio ate às 17h, que liguei cobrando e que não veio de novo. Errei em não ser insistente e persistente. Até vejo como poderia fazer diferente, mas para isso provavelmente arrumaria alguns atritos.

Como já disse aqui mesmo, jornalistas de midias e jornalisas assessores trabalham do mesmo jeito, mas para públicos diferentes. Meu texto de interesse público ficou para trás por falta de conhecimento do cliente a respeito da importância do trabalho de assessoria e do meu conformismo. Na mídia impressa, acredito que muito disso acontece devido a interesses politicos e financeiros.

Nem tudo é como sonhamos que é! Mas já foi! Sem arrepedimentos e com uma nova lição.

Um comentário:

Alex Contin disse...

Ah bem... se você foi eficiente a ponto de deixar tudo pronto até antes do tal evento, a culpa não é sua. Mas vai ser uma ótima lição para a chefia se amanhã sair a matéria "do concorrente" e você mostrar com toda educação que aquele espaço poderia estar uma nota do seu cliente! Política e lerdeza quando juntas é bem complicado...

Mas eu acho que isso deve ser mega normal viu... arrumei briga com o sr. Chinelatto uma vez porque ele demorou horrores para me passar uma pauta. Até que chegou um belo dia que a própria fonte, em pessoa, foi até a redação do JL e tive que fazer a matéria sem o mínimo de preparo... (pelo menos saiu uma matéria muito boa). Mas... fato é que meu ex-chefe era lerdo demais, infelizmente.

Beijos e arrasa!!!