sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Festa da democracia

Li em algum lugar que a eleição pode ser entendida como a ‘festa da democracia’. Democracia é quando o povo tem o direito de expressar sua vontade. Pois bem, os candidatos se mostram, prometem, o povo acredita, se vende e vai lá e vota. Um voto sempre inconsciente, mas cheio de esperanças. O cara se elege, esquece-se do povo e passam-se quatro anos esperando que ‘aquele hospital’ fique pronto, que a saúde melhore, as crianças tenham educação...

E os comícios? Uma pouca vergonha sem tamanho, não é? Um bando de almofadinhas chatos, mas com muito gogó prometendo TUDO o que o povo tem direito, TUDO que o povo paga pra ter há tempos... promessas ridículas! Sempre vagas! Isso quando o palanque não é utilizado para atacar diretamente o candidato que aparentemente está na frente. Além de pouca vergonha, uma chatice só!

Tem um candidato a prefeito aqui em River que o jingle da campanha faz você pensar exclusivamente no candidato a reeleição. Meu Deus! A música inteira ataca o outro e vc até se esquece do candidato, coloca todo seu pensamento no fulano que está tentando se reeleger. Mas que burrice!

E os candidatos a vereadores? È rir pra não chorar, não é? Na cidade são 181 candidatos, destes acredito que apenas dois sabem o que é legislar. Outros 10 ou 15 estão ali para ‘fazer pelo povo’, mas facilmente serão corrompidos depois. Este ano temos um candidato especial, o Calixto.

Calixto é o famoso ‘Parmerense’, figura conhecidíssima pelos esbravejos e palavrões direcionados a quem grita quando passa por ele: “Oooo Parmerense”. Ele tem uma história de vida triste e pirou por conta dos acontecimentos, fiz uma reportagem com ele no semestre passado, vou posta-la aqui depois.

- Prof ª Socorro, o cara é mesmo candidato e vai ganhar!

A cidade inteira (exagero!) ta dizendo que vai votar nele, como voto de protesto. Protesto gente? Fala a verdade... O Calixto não tem condição nenhuma de estar na Câmara e com certeza tem peixe grande atrás dele, as burradas começam com pensamentos pequenos assim.

O voto é obrigatório sim, mas o branco e o nulo são opções para quem não tá afim de se expressar!

3 comentários:

Anônimo disse...

Haha, justificar tb, Mana!! Acho q vou ter uma viagem no dia da eleição!!
A palhaçada é a mesma de sempre...
Um candidato bom que a gente tinha acaba de morrer.. e como não temos um Parmerense aqui em LimaCity, tá difícil, viu?
A disputa dos prefeitos tá mansa até demais, campanha tímida.
Quanto à situação da nossa Câmara atualmente, “prefiro não comentar”... Mas p/ os próximos 4 anos, infelizmente, ñ deve mudar muita coisa..

Rita Garcia disse...

Verdade hein Mana? Além de poder anular ou deixar o voto em branco ainda tem a justificativa. Havia me esquecido!


Tá vendo só! Se não dá pra ajudar tem três alternativas para não atrapalhar.

Anônimo disse...

Haha, essa foi boa!!
Tô com saudade do'ceis!
Passa no meu brógui, q tem o resumo do fds lá!!
Bjão querida!!