segunda-feira, 21 de julho de 2008

TCC

Ùltimo semestre de faculdade. No nosso curso o último semestre é inteiramente dedicado ao TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Lembro que no meu primeiro ano de faculdade eu escutava essas siglas e me perguntava que diabos isso significava, mas nunca tive coragem de perguntar. Tempos depois descobri o que essas três letrinhas significavam e ai a perturbação passou a ser outra: Mas será que eu serei capaz de fazer isso?

Conforme o tempo passa você vai amadurecendo, aprende mais, tem mais coragem e ai sabe lidar bem com a idéia, pois bem, minha vez chegou!

Desde o ano passado, no terceiro ano de faculdade, eu e um amigo - grande parceiro de trabalhos, compramos o sonho do nosso 10! Um trabalho de rádio (minha grande paixão!). Mas como “tudo nem sempre é, exatamente como a gente quer” meu TCC é um vídeo-reportagem sobre feira – livre.

Feira livre tal como a conhecemos da infância. Eu amei o tema, amei a idéia de vídeo, tava num gás danado no começo do trabalho (montar o relatório técnico), me enfiei em entrelinhas de livros de história para descobrir a origem das feiras.. enfim tava com o maior tesão! Durante a banca qualificadora do projeto, eu, Rogério e Denis (meus meninos) ganhamos muitos elogios e muitos puxões de orelha, mesmo assim conseguimos um 9,5. Bom, bom não ta né? Para 10 falta 0,5, mas mesmo assim isso é motivo pra aumentar o tesão e conquistar nosso dez.

O próximo passo é colocar a mão na massa, ir à feira, conhecer a história dos personagens e imaginar nosso vídeo nota dez! Com esse nosso projeto ganhei a missão aqui na TV de produzir uma pauta com exatamente esse tema. Produzi, ficou bacana, mas o tempo limitado que a televisão impõe (eterna briga entre jornalismo e publicidade, que ganha sempre) não permitiu que a matéria fosse mais aprofundada.

A idéia de contar que as feiras ainda resistem à modernidade me trouxe inúmeras lembranças. Eu, minha irmã e minha avó indo pra feira de manhã cedinho; o carrinho de feira que minha avó empurrava; eu e minha irmã escolhendo frutas, as cores, o cheiro o som da feira... Essa é a idéia do vídeo.

6 comentários:

Daíza de Carvalho disse...

Nossa mana, que legal! Eu nunca ia à feira acompanhada, e só ia pra comprar porcariadas (é por isso que até hoje mercadão não me atrai!)!!
Mas é isso aí, com paixão sobreviveremos!! E depois vai dar saudade..

Ah, quanto à máquina de lavar, é que a de casa é beeeeem velha, então dá um desconto, né?!

Bjão, gostei do post!

Fábio Shiraga disse...

Por favor, não se esqueça de comunicar o dia da tua apresentação que eu quero ver, tá?

Eu só lembro de ir a feira quando precisava ajudar minha vó. Isso era lá em São Bernardo. O que eu mais gostava das manhãs de sexta-feira, era ouvir os feirantes fazendo todas as piadinhas típicas deles, e também os caras que falavam japonês com minha vó. Era muito interessante. Que mesmo não tendo nenhuma nacionalidade, como eles lidavam com muitos japoneses e até alguns donos das barracas eram orientais, os caras arranhavam muito bem na língua.

Sem contar no azul de seda que envolve a maçã, que eu tanto gosto e que Caetano descreveu tão bem em "trem das cores".

Olha, tô ouvindo um podcast agora, mas depois que acabar o programa eu volto prá ver tua matéria prá tv.

Beijão.

Fábio Shiraga disse...

Corrigindo: não tendo nenhuma nacionalidade, não.
Não sendo japoneses, né?
Eles eram brasucas mesmo.

Unknown disse...

Q saudades da feira perto de casa!!! Eu ia sempre com a minha mãe e irmã!! Brigávamos pra ficar empurrando o carrinho de feira, hehehe.
Sucesso no TCC, vcs vão arrasar, não tenho dúvidas!!
Bjusss, irmã!!!

Alex Contin disse...

Ta eu gosto de feiras tbm, comia ketchup com pastel de frango.

Sabe o que eu acho sobre essa matéria das feiras da tv? Não é a falta de tempo que derrubou a pauta que você fez, acho que é falta de empenho e vontade mesmo. Ainda mais uma pauta fria destas deveria no mínimo ficar guardada na gaveta né!

Mas... os nomes Fundação Padre Anchieta e TV Cultura parecem não significar muita coisa. Tudo bem que é uma tv regional, mas tem uma rede e um nome muito maior em suas costas, deveriam respeitar e não só dar ênfase a matérias ligada à religião de alguém la dentro neh...

Enfim, discussões interessante e vale a pena abordar hein Rita! Sem medo de ser feliz! hauhauahuahu
=******

PS: qual sua emoção pessoal em falar de feiras? Quem propôs o tema e o que pensam em fazer para um vídeo-reportagem? Achei que faltou estas informações para seu post ficar mais emocionante! ^^ =*

Unknown disse...

Sei que sou até suspeito pra falar alguma coisa,mas saiba que estou muito orgulhoso pela forma e estilo do seu texto. Mais do que isso, sinto orgulho por você ter-se esforçado tanto durante o curso, o que, esteja certa, já é a maior recompensa que eu poderia receber por ter contribuído na realização do teu sonho.
Um beijo do seu pai.