quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Hoje é o dia

Hoje ou vai ou racha. Ou o trabalho (me) encanta ou desencanta de vez. Vamos ver se me empolgo de novo..

De pato pra ganso, ontem teve uma notícia rolando na cidade de que um senhor foi pego em flagrante com quatro meninas menores de idade e preso “não se sabe em que cadeia”. Escutei essa conversa logo cedo na auto-escola e ao chegar na TV fui pesquisar na internet. As manchetes eram as mesmas e o conteúdo das notícias era duvidoso, mas todos os sites contavam a mesma história.

Aqui na TV não abordamos de forma espetaculosa esses assuntos, primeiro por que não é nosso perfil de jornalismo e segundo que “quem tem teto de vidro não atira a primeira pedra”, entenderam né?

Liguei para os policiais, já que o fato aconteceu aqui e já tinha se tornado escândalo nacional. Liga daqui, liga dali... O cara não foi preso em flagrante, o fato com as meninas aconteceu no sábado, as mães de duas garotas denunciaram na segunda, o cara foi detido para prestar depoimento e logo em seguida liberado.

Não quero aqui discutir o caso, mas em TODOS os sites a notícia era a mesma, com os mesmos pontos e vírgulas de uma história não confirmada por nenhum policial. Eu me pergunto o que aconteceu com a necessidade de checagem da notícia duas, três, quatros vezes. (?) Outro questionamento é o fato de um jornalista ter postado a notícia que não estava totalmente esclarecida e os outros irem no embalo apenas com o Ctrl C, Ctrl V?

O que é tudo isso? Preguiça? Comodismo? A luta diária é pra não cair nesse ‘estilo’ de trabalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mana, é esses caras aí que vamos detonar fazendo um jornalismo decente!! Afinal, HOJE é o dia, assim como AMANHÃ, e depois, e depois.. Todos os dias são nossos, só precisamos nos “apossar” deles (ou melhor, do que vamos fazer com eles)!! Bjão, e boa sorte!!