terça-feira, 6 de novembro de 2012

Você tem medo de quê?

“Cada escolha uma renúncia, isso é a vida”. Essa frase é de uma música do Charlie Brown, não sou fã, mas essa frase sempre me marcou muito. O que mais tenho dito nos últimos dias é exatamente o que a frase diz: Toda escolha implica em perdas e ganhos. É fato!

“Quem tudo quer nada tem”. Esse é um dito popular que complementa a ideia de que se não ousarmos escolher por medo de perder, corre-se o risco de ficar sem nada. O que fazer? A vida acontece no presente enquanto estamos pesando as escolhas do passado e planejando o futuro. “Você não tem medo de nada, Rita?” Recentemente tenho escutado muito essa pergunta que às vezes vem na afirmativa. Não é que não tenho medo, acho que na real eu AMO viver.

Quando a vida nos arma uma peça, muda nossos planos e coloca a vida de ponta cabeça eu estufo o peito e encaro de frente. Minhas decisões são tomadas baseadas em experiências passadas e desejos futuros. O que deu errado é aprendizado e o que deu certo é experiência. Segue em frente e vai ser feliz sempre tendo  em mente o seguinte: errou? Aprende. Acertou? Sorria e seja feliz!

Eu tenho medo, de muitas coisas. Tenho medo de não viver o suficiente, tenho medo de me acovardar frente às dificuldades e ficar vendo a vida passar. Tenho medo de no futuro não ter lembranças que possam me arrancar suspiros, choro e risada. Tenho medo de me arrepender por não ter tentado. Tenho medo de perder com a certeza de que não fiz nada para conseguir ganhar.

A escolha que fiz nos últimos meses me resultou em um saldo negativo em relação a quantidade. Perdi, perdi muito. Perdi muita coisa boa que eu construí. Perdi a paz, perdi a tranqüilidade, perdi o conforto de uma relação, perdi a parceria que ajudou a me transformar no que sou hoje, perdi o companheirismo e o apoio que me trouxeram onde estou. O que eu ganhei? Do que eu queria, nada. Mas não imaginava que poderia ser tão dona de mim.

E hoje o que eu sei é que o mundo me espera.  Precisa de mais?!