quarta-feira, 23 de maio de 2012

O que você entendeu?

Há quase um ano escrevi sobre a exposição na web, foi meu primeiro artigo para o blog Jornalistas: Exposição na web: solidão ou egocentrismo? . Na época a moda na rede social de Zuckerberg era usar o gerúndio para responder a pergunta: No que você está pensando?

A moda agora é utilizar-se de frases prontas e de efeito para expressar sentimentos. "Isto é exposição!", é o que mais tenho escutado nos últimos tempos. No eterno julgar sem olhar a quem e saber os reais motivos temos nos valido das frases de efeito para saber se as pessoas estão bem e felizes ou o contrário. É expor sem expor-se e se render ao julgamento. 

Há quem diga que as redes sociais são uma ferramenta do mal, que só serve para desfazer uma imagem; há quem diga que elas são o mundo perfeito, onde todo mundo ama os animais, vive de momentos felizes e habita um mundo perfeito. 

As redes sociais também são acusadas de colocar fim a relacionamentos. Quem não conhece alguém que deu ''piti'' porque o outro estava com o status de relacionamento "solteiro"? Em comunicação há uma máxima que diz o seguinte: Comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende. Isso explica muito, ao menos no meu entender.

Cada um usa a rede social como melhor lhe convém se é exposição, se é egocentrismo, se é escape para a solidão... não importa! A verdade é que nós não sabemos ser isentos de julgamentos e sempre faremos entendimento do que melhor nos convém. 

* Passa no blog dos jornalistas, tô em falta lá, mas tem textos incríveis de vários colegas. 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Coisas que eu sei

O que é viver para você? Pra mim, dentre outras coisas, é errar para então aprender. É preciso coragem para arriscar e então saber se vai dar em erro ou acerto. Essa é uma máxima muito minha: É errando que se aprende. E no meu caso aprendo mesmo. Isso de me reinventar é saber enxergar o erro, admiti-lo e seguir em frente tomando todo cuidado para não comete-lo da mesma forma novamente. Mas infelizmente,  mesmo sabendo que é errado insistimos esquecendo-se de que loucura é fazer a mesma coisa esperando um resultado diferente. 

Na semana passada estive em São Paulo (ahn, como eu amo São Paulo) e conheci o conceito do pensamento sistêmico. Peter Senge disse que o pensamento sistêmico nos lembra continuamente que a soma das partes pode exceder o todo e que conhecer as causas subjacentes dos problemas no sistema possibilita que a causa raiz seja combatida. 

Levei o conceito do Peter Senge pra minha vida pessoal e descobri que eu não quero exterminar a causa raiz que atualmente abala as estruturas do sistema da minha vida. E se essa causa raiz no futuro se tornar a solução de todos os males que afetam a minha vida? Na linha de pensamento de Senge, sigo trabalhando apenas com o feedback de reforço, o que é totalmente errado e sem levar em conta o feedback de equilíbrio, em que toda ação gera uma reação. O problema é que causas e efeitos não estão próximos no tempo e espaço. 

Entendo assim que o que eu sei não ser o correto hoje, mas que emocionalmente me parece tão perfeito e certo pode, a longo prazo me gerar um feedback de defasagem e que isto não afetaria apenas a mim. Preciso ser ainda mais forte e me reinventar mais uma vez para seguir em frente. 

Já sinalizei os caminhos possíveis, já enchi o peito de coragem e me expus, mas estou aprendendo a mensurar minhas ações. Retiro o que disse hoje e vou seguir em frente... 

Sobre o impossível: "Eu gosto do impossível, pois lá a concorrência é menor" Walt Disney

E é do lado de lá que ele (o impossível) me espera. 


sábado, 12 de maio de 2012

Amor de mãe é eterno

A melhor mãe do mundo é a minha. Sua ausência física me fez forte ao mesmo tempo que seu amor me fez uma pessoa do bem e de bem. 

Foi por causa do amor eterno da minha mãe que hoje eu sou quem sou e tive as oportunidades que tive. Ela visualizou futuro e crescimento e tomou todas as providências para que as possibilidades cumprissem com a sua vontade. 

Hoje consigo ser para o meu filho tudo o que minha mãe me ensinou como mãe. Explico: ao saber o que seria melhor para o meu futuro minha mãe passou por cima de medo e sofrimento e garantiu o melhor para mim. Vejo muitas mães egoístas sem a pretensão de o ser, pois ao querer o melhor para seus filhos evitam que eles passem por muitas experiências para poupá-los. Minha mãe não. Mesmo sabendo do sofrimento que iríamos enfrentar apostou no melhor para mim. É a melhor mãe do mundo!

Meu filho tem de mim o amor mais completo do mundo. Só ele consegue me tirar do sério, me deixar com raiva e um segundo depois fazer com que as coisas fiquem em paz novamente sem nenhum sentimento de rancor. Ao contrário, é só amor. 

Mas ele não é meu. Eu sou dele, mas preciso criá-lo para ser um homem de bem. Felizmente Deus me permitiu vivenciar o amor de mãe, dar a ele o que não tive. Um dia me disseram "deve ter sido horrível pra você crescer sem mãe". Não foi horrível, foi difícil. "Hoje posso ser pro meu filho a mãe que eu sempre quis ter e que sei que a minha seria pra mim", respondi. 

Minha mãe se foi, mas deixou para mim seu amor eterno. 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Viver para mim

Medo e coragem não combinam. Não se misturam assim como água e óleo. Eles podem até estar juntos, mas não conseguem se misturar. 

De janeiro para cá coisas incríveis aconteceram em minha vida, tudo porque começou a entrar luz a partir do momento em que eu passei a oferecer a luz. Dentre as inúmeras coisas o que mais me fascina é a mudança em mim. Em outubro, quando escrevi sobre a minha nova idade estava prevendo um futuro que estava a se desenhar. Ou como acreditam os espiritas, tive um deja vú e consegui ler o plano que tracei com Deus para a minha vida. 

Julgar o que é certo ou errado está longe de ser uma atividade minha, desta forma a única coisa que peço é que não julguem minhas atitudes, apenas respeitem-nas. Não é preciso aceitar, apenas respeitar. 

Voltando as mudanças, cresci, me reinventei e me achei. Eu não sou mais do que ninguém, mas sou única. A minha vida eu devo viver como eu bem entender, sem ultrapassar o limite do próximo, sem atropelar ninguém. Não aceito muitas atitudes, mas respeito todas as ações que são contrárias ao que eu acredito/desejo/almejo. 

Meu objetivo agora é ter paz. Ser feliz. Realizar sonhos. O passado é parte do que eu sou agora e isso ninguém tira e ninguém apaga. Está guardado em lembranças e se manifesta na forma como eu enfrento os percalços da vida. Mas é passado e há uma vida inteira ainda pela frente. O meu tempo sou eu quem faço e o que eu quero sou eu que sei. 

Ser feliz não é fácil e tenho certeza de que se fosse não seria assim, tão emocionante. Guerreira? É, essa é a palavra que eu mais ouço como qualidade. Se é qualidade eu não sei, mas sei que ceder aos obstáculos e se entregar ao que já não me faz feliz é inaceitável para mim.  

Vou viver e ser feliz! Comigo mesma e depois, se for possível, com você.